Alterações Ortopédicas

Alterações Ortopédicas são patologias e deformidades relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, tais como ossos, músculos, ligamentos e articulações. Nesta edição iremos citar algumas dessas alterações.

 

 

 

 

 

 

 

 

De início vamos falar sobre o pé plano que é um formato especifico dos pés, onde ao ficar em pé, a região plantar toca o chão por inteiro, sua causa pode ser uma predisposição familiar ou decorrente a hiperfrouxidão dos ligamentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Se existe uma alteração ortopédica bem conhecida está é a “joanetes” nos termos técnicos é o Halux Valgo que é uma alteração óssea caracterizada com o desvio do dedão, podendo gerar muita dor e incômodos. Ao contrario do que se imagina o uso de chinelo de dedos ou “rasteirinhas” não oferecem apoio necessário para os pés, ao utilizarem o modelo, os dedos se juntam para manter os chinelos presos acentuando ainda mais o desvio do dedão.

 

 

 

 

 

 

 

Pode até parecer estranho mais a artrose também é considerada uma alteração ortopédica e muito comum nos gabinetes da podologia. Esta doença acomete a articulação do dedão do pé. Na prática, o que ocorre é um desgaste progressivo na cartilagem articular que leva à rigidez progressiva do dedão. Com a evolução da artrose o dedo vai ficando progressivamente mais rígido e doloroso.

Tratamento periódico com o podólogo ajuda a tratar hiperqueratoses plantares e dorsais causados pela postura tomada espontaneamente pelo corpo ou uma das suas partes, de forma a atenuar a dor.

 

 

 

 

 

Dedos em Martelo x Dedos em Garra eis a questão. O que diferencia uma patologia da outra é a maneira como os ossos se posicionam.

 

 

 

 

 

Nos dedos em garras eles permanecem dobrados e a porção final do dedo estão voltadas para baixo. Os dedos em martelo apresentam uma retração dos tendões flexores, promovendo uma curvatura e deixando a ponta dos dedos estendidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Também não podemos deixar de citar o pé cavo que ao contrario do pé plano apresenta o peito do pé mais elevado e curvado. Possui uma região de apoio menor e as distribuições de carga são bastante concentradas no calcanhar e nos metatarsos, ocasionando a perda de eficiência na absorção e amortecimento da pisada. Na população feminina esta alteração é muito comum devido ao uso prolongado de sapatos com salto alto, que acarreta modificação do centro de gravidade e do equilíbrio corporal.

Principais recomendações para a escolha do sapato ideal para um pé cavo:
• Os mais adequados são os ortopédicos, pois fornecem suporte para a região do arco. Além, disso o sapato também deve estar adequado ao seu tipo de pisada.
• Outra opção é o uso de palmilhas apropriadas, onde o sistema de amortecimento colabora na pisada mais neutra mantendo o contato mais adequado da planta dos pés no solo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E por fim chegamos ao neuroma de morton que é um espessamento do nervo interdigital, que, normalmente passa entre o terceiro e o quarto dedos, consiste em um espessamento do tecido em torno de um dos nervos causando a sensibilidade, dormência e dor na ponta do pé.

Uma boa dica é massagear o local para diminuir a sensibilidade, e melhorar o espaço para diminuir a compressão do neuroma. Aplicar gelo também diminui a dor na região importante é não prolongar essa aplicação por mais de 20 minutos.

Vale ressaltar que descuidar dos pés pode causar problemas ortopédicos e musculares capazes de comprometer o funcionamento de todo o corpo. Se você se identificou com uma destas alterações citadas acima procure o seu médico e não se esqueça de fazer as visitas periódicas a Podologia Clínica, onde nossa equipe conta com profissionais especializados e bem qualificados para oferecer orientações e tratamentos diversos.

Podóloga Kelly Machado