Onicocriptose – Unha Encravada

Podologia Clínica - Unha Encravada ou Onicocriptose

Novas técnicas com elevado grau de eficácia trazem ao paciente resultados rápidos e não invasivos para tratar a unha encravada ou Onicocriptose

Podologia Clínica - Onicocriptose
O tratamento para unha encravada, que indicamos ao paciente está aliado às medidas preventivas orientadas para a total eliminação dos fatores que promovem o encravamento das unhas, geralmente por manobras traumáticas, trazendo de volta a saúde das unhas e dedos em questão de dias.

A unha encravada ocorre freqüentemente no primeiro dedo do pé (halux) e geralmente o paciente nos procura com uma dor muito grande quando se comprime a borda das unhas e ao redor dela se produz um tecido alto com aspecto de carne esponjosa bem avolumada e dolorida.

A causa mais comum corresponde a cortes incorretos, ou uso de calçados apertados com bicos afilados promovendo uma predisposição desta patologia, mas também existem outros fatores desencadeantes como: má formação, posturas de descanso como: dormir de barriga para cima tendo a pressão das cobertas nos dedos, manter-se sentado em cadeira, tocando o chão somente com as pontas dos dedos, excesso de transpiração promovendo aumento de peles ao redor das unhas, corte de unhas muito curtas submergindo-as nas pregas laterais dos dedos retardando seu crescimento ,impacto frontal do dedo ao calçar, traumas violentos como pisão, tropeção,ou caída de objetos pesados sobre os dedos, postura de dedo em gatilho. Estas são as causas mais comuns que evoluem para a inflamação e grande sensibilidade na região afetada muitas vezes ao caminhar, mas em outras ocasiões a dor persiste mesmo em repouso.

O tratamento é simples e consiste na retirada do fragmento que penetrou na pele em seguida o paciente fará um curativo onde provavelmente terá a recuperação rápida dos tecidos afetados.

Após a total cicatrização, o paciente será submetido ao tratamento de ortoniquia se comprovado pontos de hipertensão causados pela curvatura da unha.

Ortoniquia – A arte em reconstruir as Unhas

Podologia Clínica - Ortoniquia

Os traumas em unhas promovem às vezes a perda ou descolamento das unhas geralmente no maior dedo do pé.

Com a perda da unha, em cada passo dado, as forças que pressionam as peles para cima, provocam uma deformação da ponta do dedo (parte distal do leito ungueal), e esta ponta torna-se arredondada.

Torna-se necessária a reconstrução da unha que irá preservar o leito (pele que mantém a unha grudada no dedo), além de ajudar muito a conservação da forma normal da unha e do leito afetado.

Para isso será necessário que haja uma pequena porção da unha atingida pelo trauma para que possa segurar a nova unha reconstruída. A reconstrução só poderá ter sucesso almejado se não houver infecção micótica ou bacteriana na pele da unha traumatizada.

Com este tratamento conseguimos devolver ao paciente a estética do pé promovendo o uso de calçados abertos na ponta dos dedos que até o momento se negava em usá-los por sentir vergonha.